15 de dezembro de 2014

Carta ao passado

 
Fim de ano é um momento para reflexões, para voltar ao passado e pensar no futuro. Inspirada pelo post da Jaque Barbosa do site Hypeness, que inaugurou um quadro semanal que se chama “Uma carta para mim mesmo 10 anos atrás”, resolvi escrever também uma carta para minha versão do passado. Adorei a ideia, pois nos ajuda a pensar sobre a nossa vida, desperta aprendizado e nos inspira a melhorar. Compartilho a minha carta e espero que muitas pessoas participem (fica aqui meu convite aberto a todos).



Oi Nanda,
 
Acho que você deve estar lendo essa carta em um momento em que um turbilhão de emoções está passando pela sua cabeça. Você terminou o segundo grau e não passou na faculdade que queria. Esse ano de 2004 vai ser de muita dedicação para você! Esse é o ano em que você descobrirá que dedicação e força de vontade fazem diferença (na realidade são os dois ingredientes mais importantes para se ter sucesso em qualquer coisa na vida).

Sei que você já decidiu a profissão que quer trabalhar e a universidade que quer estudar. Está tão focada nisso que acaba esquecendo que a vida não é só um caminho. Fico feliz por finalmente ter ficado tão decidida em algo (dúvida sempre foi nosso sobrenome), mas se posso começar a dar conselhos para você, esse será o primeiro e talvez mais importante de todos: Não se prenda a suas escolhas. Somos seres mutáveis e mudar de opinião e de desejos não é nenhum pecado.

E por falar em conselhos, acho que sendo você daqui a 10 anos, gostaria de dizer algumas coisas que podem mudar a sua vida. Anote tudo com muito carinho: 

1) Aprenda a relaxar. Você leva a vida muito a sério e acaba ficando estressada por coisas insignificantes. Aprenda que a vida é feita de momentos, de pequenas felicidades e não adianta querer resolver todos os problemas agora. Ansiedade só deixará você mais nervosa e muitas vezes as pessoas vão te enxergar como uma pessoa chata por isso.

2) Se quer mesmo fazer a faculdade de Terapia Ocupacional, faça. Você vai passar em uma colocação muito boa na Universidade Federal que você queria e sentirá maravilhosa pela conquista. Mas não fique 100% focada em tirar as melhores notas, estudar muito e viver nesse mundinho dos livros. Sei que você adora tirar 10, mas pare com isso. As pessoas mais interessantes que você conhece hoje, quase não tiravam 10. Saia mais, se divirta... comece novos hobbys. Invista nos seus sonhos antigos em paralelo aos estudos, como a escrita e a leitura.

3) Por falar em livros, leia muito. Leia muito mais, pois sei que você ama. No futuro você não vai ter tanto tempo para ler por prazer.

4) Seja diferente. Não queira fazer parte das modinhas de época. Ser normal é entediante para você. Não tente fazer tudo como manda o figurino, se arrisque mais e aprenda a confiar nos seus instintos.

5) Pare de se comparar tanto com as suas amigas, pare de se sentir inferior a todo mundo e pare de se sentir feia por causa do seu nariz. Você é linda, inteligente e não precisa provar nada a ninguém. Você sempre foi capaz de conquistar tudo que sempre quis na vida, tente acreditar nisso. Ah, você vai realizar seu sonho da rinoplastia e isso vai elevar sua autoestima nas alturas.

6) Você terá um carro mais cedo do que imagina e você vai bater duas vezes e ter uma multa no mesmo ano que tirar sua carteira. Só depois disso você poderá se considerar uma motorista e vai dirigir muito bem.

7) Você está namorando com a mesma pessoa já tem 3 anos agora e saiba que ele é o amor da sua vida. Vocês vão se casar, mudar de cidade, vão crescer, se amar, brigar, ser felizes, vão rir e chorar juntos. No futuro você terá orgulho de ter uma pessoa tão especial ao seu lado e por ter encontrado ele tão nova. Você ainda não tem filhos, mas prometo que teremos em breve para completar a nossa família.

8) Não tenha tanto medo de mudanças. Você irá se formar, passar por alguns empregos ruins e vai se mudar para uma cidade sozinha (pelo menos nos primeiros 4 meses vai estar longe do seu amor), vai começar um emprego em uma área que não se imagina atuando, vai conhecer muita gente nova, vai sentir muita falta de casa e dos seus pais. Você vai aprender a se impor, a ser profissional, a ter paciência e a cuidar mais de si mesma. Essa experiência vai te mudar por completo e vai ter fazer ver a vida com outros olhos. Será um período de muitas felicidades e tristezas também.

9) Não tente agradar seus pais o tempo todo. Livre-se das amarras! Ame-os e sempre os respeite por serem pessoas maravilhosas que te criaram e que te amam. Entre agradar eles e ser feliz, escolha sempre você! Eles vão compreender suas escolhas e nunca te deixaram por isso.

10) A vida vai te apresentar um monte de oportunidades. Não seja medrosa... não deixe grandes acontecimentos passarem por ter medo de não dar conta. Lembra do que eu disse no início dessa carta? Você só precisa de dedicação e força de vontade e poderá ser quem você quiser e fazer tudo que sempre quis.

11) Beba muita água e não coma tantas besteiras. Seus rins e seu corpo vão agradecer no futuro.

12) Você não precisa viver no salão de beleza e nem ter tantas roupas como suas amigas. Sei que você fica se comparando com elas, e se sente desleixada às vezes. Desencane disso. Em vez de gastar com bobagens junte o dinheiro para fazer o que você gosta e comprar as coisas que ama.

13) Esse conselho agora é muito importante: viaje mais. Essa será uma ótima maneira de investir seu dinheiro. Você se sentirá muito feliz a cada cidade nova que conhecer. Não se esqueça de estudar e melhore seu inglês. Conhecer outros países será um dos seus maiores prazeres na vida.

14) Aproveite todo o tempo que você tem. Você vai descobrir que tempo é a coisa mais preciosa do mundo, pois vai chegar uma época em que você vai ter dinheiro suficiente para realizar alguns sonhos, mas não terá tempo para isso.

15) Gaste tempo pensando em fazer algo que vai te fazer feliz todos os dias. Você desejará acordar todos os dias ansiosa para trabalhar e vai vibrar seu coração com suas conquistas. Gaste o tempo que precisar descobrindo o que você ama fazer, isso vai te tirar de uma vida mediana e entediante.

16) Pare de ter sonhos e ficar parada. Não permita viver uma vida linda no papel e outra frustrante na realidade. O universo se movimenta o tempo todo e as coisas só acontecem para quem entra nesse movimento.

Enfim, curta sua vida. Se sinta linda (porque você é!) e tente se preocupar menos. A vida está dando certo para nós aos poucos e não adianta querer tudo agora.

Beijos,

Você, daqui a 10 anos.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...